EVALUACIÓN DE LA FERTILIDAD DEL SUELO DE UNA HACIENDA DE LA REGIÓN DE PIRASSUNUNGA SP SUJETA A LA APLICACIÓN DE VINAZA

Autores/as

  • Rubens Fernando Serafim Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Lauren Nozomi Marques Yabuki Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp) https://orcid.org/0000-0001-9102-6561
  • João Gabriel Thomaz Queluz Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-8670-533X
  • Larissa Ruas Galdeano Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Marcelo Loureiro Garcia Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-6002-3840

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2021v26n2p439-459

Resumen

Un estudio de acompañamiento de los parámetros de fertilidad del suelo fue realizado en una propiedad fertirrigada con vinaza, localizada en el interior del estado de São Paulo, en el período de 2012 a 2017. También se realizó un análisis del suelo para obtener información mineralógica y la concentración de metales, complementando el análisis de los efectos de la aplicación de vinaza en las características del suelo. A lo largo del tiempo se observaron cambios significativos en las propiedades químicas del suelo, siendo la aplicación de vinaza uno de los factores que ejerció influencia en la variación de las características del suelo, en combinación con los factores ambientales y el manejo agrícola. La saturación de la base disminuyó en promedio del 64 al 40% entre 2012 y 2017, respectivamente, en tanto que el volumen anual promedio de vinaza fue de 188 ± 31 m3. ha-1. La tendencia de crecimiento a lo largo de los años del parámetro saturación de aluminio fue notable y los valores de pH estuvieron en torno a 5. A pesar de que la adopción de la aplicación de vinaza en los suelos proporciona la disponibilidad de nutrientes y agua, se recomienda que siempre se realice el monitoreo y control de la calidad del suelo, manteniendo su fertilidad y la sostenibilidad de la producción de caña de azúcar.

 

Palabras clave: aplicación de vinaza, propiedades químicas del suelo, dosis de vinaza, impactos ambientales en el suelo.

Biografía del autor/a

Lauren Nozomi Marques Yabuki, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro (2005), mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro (2011-2017). Atualmente como Pesquisadora Pós-Doc pelo Instituto de Geociências e Ciência Exatas (UNESP - Rio Claro) em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (LPB/EESC/USP), trabalhando com a influência dos metais na biodigestão anaeróbia. Possui habilidade e conhecimento em especiação/fracionamento químico de metais-traço, biosorção de metais em biomassas residuais (borra de café, casca de banana e semente de moringa) e na técnica de Difusão em Filmes Finos por Gradiente de Concentração (DGT). Domina técnicas analíticas como ICP OES e ICP-MS, bem como técnicas de preparo de amostras.

João Gabriel Thomaz Queluz, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Engenheiro ambiental graduado em 2010 pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro. Obteve os títulos de Mestre (2013) e Doutor (2016) pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da UNESP, Campus de Botucatu. Durante a graduação trabalhou com geoestatística e vulnerabilidade das águas subterrâneas, no mestrado e no doutorado trabalhou com tratamento e reúso de águas residuárias domésticas na agricultura. Pesquisador de pós-doutorado da FCA/UNESP (2017) e do IGCE/UNESP (2017-2020) trabalhando com avaliação e modelagem de sistemas alagados construídos para o tratamento de efluentes. Tem experiência em tratamento de águas residuárias, sistemas alagados construídos, sistemas decentralizados de tratamento, recuperação e reciclagem de nutrientes, reúso de efluentes, reúso agrícola, irrigação, hidráulica, modelagem matemática, análise estatística e modelagem dinâmica espaço-temporal aplicada a gestão de recursos hídricos e sistemas de tratamento de água e esgoto. Domina o método científico com elaboração, desenvolvimento, redação e análise de estudos científicos. Tem atuação acadêmica com diversas participações em eventos científicos, em aulas e cursos e em bancas avaliadoras de concursos acadêmicos.

Marcelo Loureiro Garcia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Atua no curso de graduação em Engenharia Ambiental e no programa de pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Rio Claro, no qual realizou a Livre-Docência em Engenharia Sanitária. Obteve o título de Doutor (Ph.D.) em Engenharia Ambiental pela Washington University in Saint Louis (WUSTL), School of Engineering & Applied Science (USA), com financiamento do U.S. Department of Agriculture (USDA). É graduado em Engenharia Civil, mestrado e pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), cujos projetos de pesquisa foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental com ênfase em tratamento de águas residuárias, na qual os seguintes temas de pesquisa são aplicados: digestão anaeróbia, desenvolvimento de reatores, produção de bioenergia, pós-tratamento, disposição de lodo em solo, reúso de água, reciclagem de nutrientes e microbiologia; busca ações de sustentabilidade no manejo de águas residuárias, investigando a aplicação de métodos de tratamento que proporcionem a redução de impactos ambientais e a recuperação de matéria e energia.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

SERAFIM, R. F.; YABUKI, L. N. M. .; QUELUZ, J. G. T. .; GALDEANO, L. R. . .; GARCIA, M. L. . EVALUACIÓN DE LA FERTILIDAD DEL SUELO DE UNA HACIENDA DE LA REGIÓN DE PIRASSUNUNGA SP SUJETA A LA APLICACIÓN DE VINAZA. IRRIGA, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 439–459, 2021. DOI: 10.15809/irriga.2021v26n2p439-459. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/4213. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos