ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA SOJA UTILIZANDO MODELO DE BALANÇO HÍDRICO DO SOLO E DADOS DA PREVISÃO DO TEMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2020v25n3p492-507

Resumo

ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA SOJA UTILIZANDO MODELO DE BALANÇO HÍDRICO DO SOLO E DADOS DA PREVISÃO DO TEMPO

 

 

ZANANDRA BOFF DE OLIVEIRA1; ALBERTO EDUARDO KNIES2; EDUARDO LEONEL BOTTEGA1 E CLARISSA MORAES DA SILVA3

 

1 Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Agrícola, Rodovia Taufik Germano, 3013, Passo D'Areia, CEP. 96503-205, Cachoeira do Sul/RS, Brasil, zanandra.oliveira@ufsm.br; eduardo.bottega@ufsm.br.

2 Universidade Estadual do Rio grande do Sul, Unidade de Cachoeira o Sul, Rua Sete de Setembro, 1040, Centro, CEP. 96508-010, Cachoeira do Sul/RS, Brasil, albertoek@gmail.com.

3 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), Centro de Ciências Rurais, 3° andar, sala 3325, Campus Universitário, CEP.9105-900, Santa Maria/RS, Brasil, clarissamoraes37@outlook.com

 

 

1 RESUMO

 

A estimativa da demanda hídrica dos cultivos em tempo real e futuro pode contribuir para a maior eficiência do uso da água na agricultura irrigada. O presente estudo teve como objetivo estimar o requerimento hídrico da soja, utilizando o modelo de balanço hídrico CROPWAT com dados da previsão do tempo para o cálculo da evapotranspiração de referência (ETo). Para isso, o estudo foi conduzido em duas etapas: coleta de dados de solo, da previsão meteorológica e da cultura em três anos agrícolas: 2017/18, 2018/19 e 2019; modelagem das condições observadas a campo pelo modelo CROPWAT. A modelagem foi eficiente (d=0,99) para a estimativa da capacidade de água disponível no solo, apresentando baixo erro (RMSE = 2,18 mm) em comparação  aos valores medidos a campo, resultando na recomendação da lâmina de irrigação igual à aplicada na cultura, sendo esta de 132, 135 e 60 mm, respectivamente, para os anos agrícolas 2017/18, 2018/19 e 2019. A utilização do modelo de balanço hídrico do solo CROPWAT com dados da previsão do tempo para o cálculo da evapotranspiração de referência pode ser utilizada como ferramenta para a estimativa do requerimento hídrico da soja na região edafoclimática de Cachoeira do Sul-RS.

 

Keywords: simulação do balanço hídrico, manejo da irrigação, previsão meteorológica.

 

 

OLIVEIRA, Z.B.; KNIES, A.E.; BOTTEGA, E.L. SILVA, C.M.

ESTIMATE OF SOY WATER DEMAND USING SOIL WATER BALANCE MODEL AND WEATHER FORECAST DATA

 

 

2 ABSTRACT

 

Estimating the water demand for crops in real and future time can contribute to greater efficiency in the use of water in irrigated agriculture. The present study aimed to estimate the water requirement of soy using the water balance model CROPWAT with data from the weather forecast for the calculation of reference evapotranspiration (ETo). For this, the study was conducted in two stages: collection of soil data, meteorological forecast and culture in three agricultural years: 2017/18, 2018/19 and 2019; modeling of the conditions observed in the field by the CROPWAT model. The modeling was efficient (d = 0.99) to estimate the available water capacity in the soil, presenting  low error (RMSE = 2.18 mm) compared to the values measured in the field, resulting in the recommendation of  irrigation depth equal to that applied to the crop, which is 132, 135 and 60 mm, respectively, for the agricultural years 2017/18, 2018/19 and 2019. The use of the CROPWAT soil water balance model with weather forecast data for the calculation of the Reference evapotranspiration can be used as a tool to estimate the water requirement of soybean in the edaphoclimatic region of Cachoeira do Sul-RS.

 

Keywords: simulação do balanço hídrico, manejo da irrigação, previsão meteorológica.

Biografia do Autor

Zanandra Boff Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2008/02) pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI), campus de Santiago e mestrado em Ciência do Solo (2009/11) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha câmpus Júlio de Castilhos-RS e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, da UFSM. Atua em temas relacionados ao manejo da irrigação e conservação do solo e da água.

ALBERTO EDUARDO KNIES, Universidade estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002-07), mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2008-10), na área de concentração de Processos Físicos e Morfogenéticos do Solo e, doutorado em Engenharia Agrícola pela UFSM (2010-2014), na área de concentração de Engenharia de Água e Solo. Atuou como professor substituto na UFSM (2011/I-2012/I), como Técnico Administrativo em Educação (Engenheiro Agrônomo) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Dom Pedrito-RS (09/2013-07/2014) e, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc (2012/II-2014/I). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Unidade em Cachoeira do Sul na área de engenharia agrícola e Diretor da Região 5 da Uergs (Unidades em Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de manejo e conservação da água e solo, em temas relacionados ao manejo da irrigação, física do solo e fenologia de culturas agrícolas.

EDUARDO LEONEL BOTTEGA, Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2008). Mestre (2011) e Doutor (2014) em Engenharia Agrícola, área de concentração em Mecanização Agrícola, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em agricultura de precisão, máquinas, implementos e mecanização agrícola. É líder do grupo de pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Produção Agrícola (GeoAPA) e participante do grupo de pesquisa em Ambiência e Biometeorologia, da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul. Ministra as disciplinas de Máquinas Agrícolas, Sistemas Mecanizados e Agricultura de Precisão. Professor no Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP) da UFSM. Realiza pesquisas na área Agricultura de Precisão, trabalhando com variabilidade espacial de atributos químicos, físicos e condutividade elétrica aparente do solo, produtividade das culturas e delimitação de zonas de manejo.

Clarissa Moraes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola - UFSM Campus Cachoeira do Sul (2019). Mestranda em Engenharia Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

OLIVEIRA, Z. B.; KNIES, A. E. .; BOTTEGA, E. L.; MORAES DA SILVA, C. . ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA SOJA UTILIZANDO MODELO DE BALANÇO HÍDRICO DO SOLO E DADOS DA PREVISÃO DO TEMPO. IRRIGA, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 492–507, 2020. DOI: 10.15809/irriga.2020v25n3p492-507. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/3973. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos