PERDAS DE ÁGUA POR ESCOAMENTO SUPERFICIAL A PARTIR DE DIFERENTES INTENSIDADES DE CHUVAS SIMULADAS

Autores

  • Zanandra Boff Oliveira UFSM
  • Reimar Carlesso UFSM
  • Juliano Dalcin Martins UFSM
  • Alberto Eduardo Knies UFSM
  • Cleiton Dalla Santa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2013v18n3p415

Resumo

1  RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo determinar as perdas de água por escoamento superficial de um solo com diferentes quantidades de resíduos vegetais na superfície e declividades do terreno, a partir de diferentes intensidades de chuvas simuladas. O estudo foi desenvolvido em área experimental do Departamento de Engenharia Rural da UFSM, em quatro declividades do terreno (0, 2,5, 5 e 8%). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com três níveis de resíduos vegetais de aveia na superfície do solo (0, 2,5 e 5 Mg ha-1), em três repetições. As intensidades de chuva de 30, 80 e 120 mm h-1 foram aplicadas através de um simulador estacionário de bicos múltiplos e oscilantes. As maiores intensidades de chuva (de 80 e 120 mm h-1), declividades acentuadas do terreno (5 e 8%) e elevado conteúdo de água no solo no início das chuvas resultaram em maiores taxa de escoamento superficial constante e menor tempo de início do escoamento superficial, implicando em maior perda de água por escoamento superficial. A presença de resíduos vegetais na superfície do solo retarda o início do escoamento superficial e reduz a taxa de escoamento superficial constante, para diferentes intensidades de chuva (30, 80 e 120 mm h-1) e declividades do terreno (0, 2,5, 5 e 8%).

 

 

Palavras-chave: chuva efetiva, resíduos vegetais, declividade do terreno.

 

 

OLIVEIRA, Z.B; CARLESSO, R; DALLA SANTA, C; KNIES, A.E; MARTINS, J.D

WATER LOSS BY RUNOFF FROM SIMULATED RAINFALL

2 ABSTRACT

This study aimed at determining   water loss by surface runoff from a soil with different amounts of crop residues on the surface and slopes of the land, using different intensities of simulated rainfall. The study was conducted in the experimental area of the Agricultural Engineering Department, Federal University of Santa Maria, in four slopes of the ground (0, 2.5, 5 and 8%). The experimental design was completely randomized, with three levels of oat crop residues on the soil surface (0, 2.5 and 5 Mg ha-1) in three replications. Rainfall intensities of 30, 80 and 120 mm h-1 were applied through a simulator with  stationary and oscillating nozzles. Higher rainfall intensities (80 and 120 mm h-1),  steep slopes of the land  (5 and 8%) and high water content  in the soil at the beginning of the rainfall  led to higher  runoff rate constant   and shorter time to the onset of surface runoff , which caused greater water loss by surface runoff. Presence of crop residues  on the soil surface delays the onset of runoff and reduces the runoff rate constant for different rainfall intensities (30, 80 and 120 mm h-1) and slopes of  the ground (0, 2,5, 5 and 8%).

 

Keywords: effective rainfall, crop residues, slope of the ground.

 

Biografia do Autor

Zanandra Boff Oliveira, UFSM

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2008/02) pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI), campus de Santiago e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, no nível de doutorado, e, do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua em temas relacionados ao manejo da irrigação e conservação do solo e da água.

Reimar Carlesso, UFSM

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Crop And Soil Science - Michigan State University, em 1993. É professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ciência do Solo, com sete Teses de Doutorado e trinta Dissertações de Mestrado concluídas, além de orientações permanentes de alunos da Iniciação Científica. É lider do Grupo de Pesquisa "Manejo da água em sistemas agrícolas", que tem como objetivos principais a busca de estratégias que incrementem a eficiência de uso da água e energia em sistemas irrigados, através da investigação de uma série de variáveis ligadas à conservação da água em sistemas agrícolas.

Juliano Dalcin Martins, UFSM

Atualmente é Doutorando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Agrícola pelo PPGEA/UFSM. Formado em Agronomia pela mesma Universidade em 2008

Alberto Eduardo Knies, UFSM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002-07), mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2008-10), na área de concentração de Processos Físicos e Morfogenéticos do Solo. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM (2010-atual), na área de concentração de Engenharia de Água e Solo, estudante do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional, da UFSM e, Professor Substituto do Departamento de Solos da UFSM, na área de Fertilidade do Solo, lecionando para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Tem experiência como docente e de pesquisa na área de manejo e conservação do solo e água, em temas relacionados ao manejo da irrigação, física do solo, capacidade de infiltração do solo e fenologia de culturas agrícolas.

Cleiton Dalla Santa, UFSM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2013-08-22

Como Citar

OLIVEIRA, Z. B.; CARLESSO, R.; MARTINS, J. D.; KNIES, A. E.; DALLA SANTA, C. PERDAS DE ÁGUA POR ESCOAMENTO SUPERFICIAL A PARTIR DE DIFERENTES INTENSIDADES DE CHUVAS SIMULADAS. IRRIGA, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 415–425, 2013. DOI: 10.15809/irriga.2013v18n3p415. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/319. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos