MODELOS EMPÍRICOS DA APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA POR GOTEJADORES SOB PRESSÕES DE SERVIÇO

Autores

  • Rafael Oliveira Batista UFERSA http://orcid.org/0000-0002-3083-6808
  • Rubens Alves de Oliveira UFV
  • Delfran Batista dos Santos IF Baiano
  • Fernando França da Cunha UFVJM
  • Salomão de Sousa Medeiros INSA

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2016v21n4p648-661

Resumo

MODELOS EMPÍRICOS DA APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA POR GOTEJADORES SOB PRESSÕES DE SERVIÇO

 

 

RAFAEL OLIVEIRA BATISTA1; RUBENS ALVES DE OLIVEIRA2; DELFRAN BATISTA DOS SANTOS3; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA2 E SALOMÃO DE SOUSA MEDEIROS4

 

1 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, UFERSA câmpus Mossoró-RN, Avenida Francisco Mota, no 572, Bairro Costa e Silva, CEP: 59.625-900 - Mossoró, RN, Brasil, e-mail: rafaelbatista@ufersa.edu.br

2 Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental, UFV câmpus Viçosa-MG, Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário, CEP: 36570-900 - Viçosa, MG, Brasil, e-mail: rubens@ufv.br, dacunhaff@gmail.com

3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Câmpus Senhor do Bonfim-BA. Estrada de Igara, km 04, s/n, zona rural, CEP: 48970-000 - Senhor do Bonfim, BA, Brasil, e-mail: delfran.batista@gmail.com

4 Instituto Nacional do Semiárido, INSA. Avenida Francisco Lopes de Almeida, s/n, Bairro Serrotão, CEP: 58.429-970 - Campina Grande, PB, Brasil, e-mail: salomao@insa.gov.br

 

 

1 RESUMO

 

Este trabalho objetivou obter modelos empíricos das alterações da magnitude de pressões de serviço na minimização da obstrução de gotejadores através da aplicação de água residuária de suinocultura e água de abastecimento público. O experimento foi montado com dois fatores, sendo três tipos de gotejadores (G1 = 2,0 L h-1, G2 = 1,7 L h-1 e G3 = 3,6 L h-1) e quatro pressões de serviço (P1 = 75 kPa, P2 = 145 kPa, P3 = 215 kPa e P4 = 285 kPa) em três repetições. Para determinação dos modelos, foram avaliados os indicadores de desempenho hidráulico coeficiente de variação de vazão, coeficiente de uniformidade estatística e coeficiente de vazão relativa média que foram determinados a cada 20 h, durante 160 h de operação do sistema de irrigação. Os dados foram submetidos à análise de regressão, representando 12 combinações entre os tipos de gotejadores e as pressões de serviço, ao longo dos tempos de operação. Também foram avaliadas as características físico-químicas e microbiológicas da água residuária de suinocultura e da água de abastecimento público a cada 20 h e 80 h, respectivamente. Após 160 h de aplicação de água residuária de suinocultura e água de abastecimento público houve comprometimento do desempenho hidráulico das unidades gotejadoras em função do entupimento dos gotejadores. Os modelos de regressão quadrático, hiperbólico, raiz quadrada e linear foram os de melhor ajuste aos dados do coeficiente de variação de vazão e coeficiente de uniformidade estatística em função do tempo de operação, em quanto os modelos raiz quadrada, hiperbólico e linear foram os mais adequados para o coeficiente de vazão relativa média.

 

Palavras-chave: Resíduo liquido, desempenho hidráulico, entupimento.

 

 

BATISTA, R. O.; OLIVEIRA, R. A.; SANTOS, D. B.; CUNHA,F. F.; MEDEIROS, S. S.

EMPIRICAL MODELS OF THE APPLICATION OF SWINE WASTEWATER AND SUPPLY WATER IN DRIPPERS UNDER OPERATING PRESSURE

 

 

 

 

2 ABSTRACT

 

This study aimed at obtaining the empirical models for magnitude alterations of operating pressures, in minimizing obstruction of drippers by applying swine wastewater and water supply. The experiment was mounted with two factors, three types of drippers (G1 = Tif Naan; G2 = Naan Drip Paz 25; and G3 = Plastro Hydro PC) and four operating pressures (P1 = 75 kPa; P 2 = 145 kPa; P3 = 215 kPa; e P4 = 285 kPa) in three replications. Data were subjected to regression analysis, representing 12 combinations between the types of drippers and working pressures, during the operation time. The water performance indicators, flow  variation coefficient, statistical uniformity coefficient and relative flow coefficient were determined every 20 h during 160 h of operation. The physico-chemical and biological characteristics of swine wastewater and supply water were obtained every 20 h and 80 h, respectively. The magnitude increase on operating pressure minimizes clogging of drippers that operate with swine wastewater and supply water. The combinations 8 (G2 x P3) and 9 (x G3 P3) resulted in the highest indicators of water performance in drip irrigation units.

 

Keywords: liquid waste, swine, hydraulic performance, clogging.

Biografia do Autor

Rafael Oliveira Batista, UFERSA

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas.

possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (2002), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2004), doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2007) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2010). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água; Líder do Grupo de Pesquisa Tratamento e manejo de resíduos para o desenvolvimento sustentável do semiárido da UFERSA; e autor e co-autor de 110 artigos de periódicos nacionais e internacionais, de 246 artigos de eventos nacionais e internacionais e 3 patentes de produtos inovadores registrados no INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de irrigação; saneamento ambiental; e tratamento e manejo de resíduos agroindustriais e urbanos.

Rubens Alves de Oliveira, UFV

Departamento de Engenharia Agrícola.

Engenheiro Agrícola (1984) e Engenheiro Agrônomo (1986), com Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Associado IV, foi coordenador do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente exerce o cargo de Diretor do Centro de Ciências Agrárias, presidindo a Câmara de Ensino e o Conselho Departamental desse Centro. Atua na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação, Drenagem e Empreendedorismo. Recebeu 14 homenagens de formandos, sendo 13 Aulas da Saudade. Possui cerca de 32 orientações e 36 coorientações de Mestrado e Doutorado, 33 participações em exames de qualificação, 20 em bancas de tese de doutorado e 64 de dissertação de mestrado. Publicou 130 trabalhos completos e resumos em anais de congressos; 8 livros e 8 boletins técnicos; 10 capítulos de livros e 89 artigos científicos em periódicos. Desenvolveu cinco produtos tecnológicos incluindo-se o Irrigâmetro, sendo o inventor principal deste aparelho com registro da patente em nome da Universidade Federal de Viçosa. 

 

Delfran Batista dos Santos, IF Baiano

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Baiano, onde exerce também a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação. Colabora nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG e Irrigação e Drenagem da UFERSA. Tem experiência na área de Recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação e drenagem; reuso de água na agricultura; manejo e captação de água de chuva; e agroecologia.

Fernando França da Cunha, UFVJM

Possui graduação em Agronomia (2003), com mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Unaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Hidráulica e Irrigação.

Salomão de Sousa Medeiros, INSA

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Ingressou, em abril de 2000, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração Irrigação e Drenagem, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Viçosa UFV, concluindo em março de 2002. Em setembro de 2002 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais, da UFV, tendo concluido em fevereiro de 2005. Durante o período de 05 de 2005 a 02 de 2007 desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG como bolsista PRODOC/CAPES. Também atuou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF entre fevereiro de 2007 a março de 2009 na Unidade de Apoio Hidriagrícola da 2ª Superintendencia Regional. Atualmente, é pesquisador na Área de Recursos Hídricos e Diretor Substituto do Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI .

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

BATISTA, R. O.; OLIVEIRA, R. A. de; SANTOS, D. B. dos; CUNHA, F. F. da; MEDEIROS, S. de S. MODELOS EMPÍRICOS DA APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA POR GOTEJADORES SOB PRESSÕES DE SERVIÇO. IRRIGA, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 648–661, 2016. DOI: 10.15809/irriga.2016v21n4p648-661. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1893. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos