ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO PARA VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Zanandra Boff Oliveira Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul
  • Eduardo Leonel Bottega Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul
  • Alberto Eduardo Knies Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Marília Boff de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Maria
  • Irajá Jantsch de Souza Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2017v32n3p221-228

Resumo

O presente estudo teve como objetivo de estabelecer o zoneamento bioclimático para vacas leiteiras no estado do RS a partir do Índice de Temperatura e Umidade (ITU) e realizar a espacialização do déficit da produção de leite das vacas da raça Holandesa com nível de produção de 20, 25 e 30 kg dia -1. O estudo foi realizado para 27 municípios do estado para os quais foi calculado o ITU a partir de dados de temperatura média compensada (TMC) e umidade relativa compensada (URC), referentes a última normal climatológica (1961 e 1990) disponível no site do INMET. Nos meses em que o ITU foi superior ao de conforto térmico foi calculado a déficit de produção de leite. Uma vez detectada a dependência espacial, produziu-se o mapa temático da distribuição espacial da variável por meio de krigagem ordinária. O modelo esférico foi o que melhor ajustou à semivariância experimental observada para o ITU, que apresentou dependência espacial com correlação significativa negativa entre os valores de altitude. O ITU foi superior a 70, considerado condição de alerta, em 18 municípios dos 27 avaliados, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, chegando ao valor máximo de 75,4, na faixa de municípios situados na região sudoeste, com altitude de até 100 m. O déficit de produção de leite de vacas Holandesas, para um nível de produção de 20 a 30 kg dia -1, em função de condições climáticas foi de até 4,20 kg dia -1 para o estado do RS.

PALAVRAS-CHAVE: conforto térmico; índices de conforto térmico, geoestatística.

 

BIOCLIMATIC ZONING FOR DAIRY COWS IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL

ABSTRACT: The objective of this study was to establish the bioclimatic zoning for dairy cows in the state of RS analyzing  the temperature and humidity index (THI) and to perform the spatialization of  milk production deficit of  Holstein  cows  of 20, 25 and 30 kg day-1. The study was performed in  27 state municipalities for those UTI was calculated from the data of compensated mean temperature (TMC) and compensated relative humidity (URC), referring to the last climatological normal data (1961 and 1990) available on  INMET website. Once the spatial dependence was detected, a thematic map of the spatial distribution was generated using ordinary kriging. The spherical model was the best fit for the experimental semivariance observed for THI, which showed spatial dependence with significant negative correlation between altitude values. The THI was above 70, considered an alert condition, in 18 municipalities of the 27 evaluated, in the months of december, january and february, reaching a maximum value of 75.4, in the range of municipalities located in the southwest region, with altitude up to 100 m. The milk production deficit of Holstein cows, for a production yield of 20 to 30 kg day -1,  regarding  the climatic conditions, was up to 4.20 kg day -1 for the RS state.

KEYWORDS: thermal comfort; thermal comfort indexes, geostatistics.

Biografia do Autor

Zanandra Boff Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2008/02) pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI), campus de Santiago e mestrado em Ciência do Solo (2009/11) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha câmpus Júlio de Castilhos-RS e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, da UFSM. Atua em temas relacionados ao manejo da irrigação e conservação do solo e da água.

Eduardo Leonel Bottega, Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2014) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, área de concentração em Mecanização Agrícola. Atualmente é Professor Adjunto no curso de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em agricultura de precisão, máquinas, implementos e mecanização agrícola. É participante do grupo de pesquisa Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul. Realiza pesquisas na área Agricultura de Precisão, trabalhando com variabilidade espacial de atributos químicos e físicos do solo, condutividade elétrica aparente do solo, mapeamento da produtividade e zonas de manejo. Na área de Mecanização Agrícola, trabalha com tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários e desempenho de semeadoras-adubadoras em sistema de plantio direto.

Alberto Eduardo Knies, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002-07), mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2008-10), na área de concentração de Processos Físicos e Morfogenéticos do Solo e, doutorado em Engenharia Agrícola pela UFSM (2010-2014), na área de concentração de Engenharia de Água e Solo. Atuou como professor substituto na UFSM durante 3 semestres (2011/I-2012/I), nas disciplinas de Fertilidade do Solo e Solos; como Engenheiro Agrônomo, Técnico Administrativo em Educação, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Dom Pedrito-RS (09/2013-07/2014) e, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nas disciplinas de Ciência do Solo, Projeto de Irrigação e Drenagem, Conservação do Solo e da Água, Dinâmica Solo-Água-Planta, Culturas Comerciais I e II. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Unidade em Cachoeira do Sul, na área de engenharia agrícola. Tem experiência na área de manejo e conservação do solo e água, em temas relacionados ao manejo da irrigação, física do solo e fenologia de culturas agrícola

Marília Boff de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Tecnologia em Produção de Grãos pelo Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia Farroupilha (2016). Tem experiência na área de patologgia de ementes e pós-colheita de grãos. Atualmente está cursando Bacharelado em Agronomia (UERGS) e Mestrado em Engenharia Agrícola (Mecanização Agrícola/pós-colheita) (UFSM).

Irajá Jantsch de Souza, Universidade Federal de Santa Maria Campus de Cachoeira do Sul

Acadêmico de Engenharia Agríco da Univerisdade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

Oliveira, Z. B., Bottega, E. L., Knies, A. E., de Oliveira, M. B., & de Souza, I. J. (2017). ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO PARA VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ENERGIA NA AGRICULTURA, 32(3), 221–228. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2017v32n3p221-228

Edição

Seção

Construções Rurais e Ambiência