Foco e Escopo

A Revista Raízes e Amidos Tropicais (RAT) é um periódico de acesso aberto publicado pelo Centro de Raízes e Amidos Tropicais, Universidade Estadual Paulista. A revista publica pesquisas originais, em ciências agrárias. A forma principal são os artigos científicos, porém, a convite da Comissão Editorial, a revista também publica artigos técnicos e artigos de revisão.

A RAT oferece uma plataforma de discussão para pesquisadores de todo o mundo trocarem suas experiências e descobertas. Os autores são incentivados a apresentar trabalhos originais completos que não estão sob avaliação em quaisquer outros periódicos.

As sub-áreas abrangidas pela revista são: economia agrícola, engenharia rural, agricultura, ciência do solo, fitotecnia, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, genética e melhoramento vegetal, morfologia  e fisiologia vegetal, irrigação e gestão de águas, impactos ambientais, gestão de resíduos, ciência animal, nutrição e ciência e tecnologia dos alimentos.

O título abreviado do periódico é Rev. Raízes Amidos Trop., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Agricultura

Os artigos serão avaliados por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa. Após as correções sugeridas pelos revisores, o artigo será aceito se ambos forem favoráveis à publicação e rejeitado quando desfavoráveis. Havendo pareceres opostos, um terceiro revisor será escolhido.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciência animal

Ciência do solo

Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Economia agrícola

Engenharia rural

Fitotecnia

Genética e Melhoramento vegetal

Gestão de resíduos

Impactos ambientais

Irrigação e gestão de águas

Manejo de pragas, doenças e plantas daninhas

Morfologia e fisiologia vegetal

Nutrição

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao receber um artigo, o conselho editorial avaliará se o mesmo se adequa ao escopo da revista e se as normas foram atendidas. Passando por este crivo inicial, os artigos serão avaliados por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa indicados pelo conselho editorial. Após as correções sugeridas pelos revisores, o artigo será aceito se ambos forem favoráveis à publicação e rejeitado quando desfavoráveis. Havendo pareceres opostos, um terceiro revisor será escolhido.

Durante a avaliação serão analisados todos os itens que compõem o manuscrito nos critérios adotados pela revista.

As diretrizes para avaliação são:

O título está adequado, representando o conteúdo do artigo? ( ) Sim  ( ) Não

As palavras-chaves identificam e caracterizam o artigo de forma adequada? ( ) Sim  ( ) Não

O resumo contém informações suficientes sobre o conteúdo do artigo? ( ) Sim  ( ) Não

A introdução traz expresso o(s) objetivo(s) da pesquisa? ( ) Sim  ( ) Não

A descrição dos materiais de estudo e dos métodos empregados na pesquisa estão precisos? ( ) Sim  ( ) Não

Todos os dados apresentados foram discutidos? ( ) Sim  ( ) Não

As conclusões estão fundamentadas no texto? ( ) Sim  ( ) Não

As figuras, tabelas e gráficos são relevantes? ( ) Sim  ( ) Não

Os artigos também são avaliados quanto a originalidade, qualidade técnica e relevância científica, sendo classificados como: Excelente, bom, regular ou fraco.

COMENTÁRIOS FINAIS DO AVALIADOR:

Periodicidade

A revista Raízes e Amidos Tropicais, periódico on-line editado pelo CERAT, tem se mostrado um veículo de divulgação científica importante para a transferência dos conhecimentos gerados pelas pesquisas na área de Ciências Agrárias. Desde 2005 publica anualmente artigos originais e tematicamente relacionados com a missão da revista.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...