CRESCIMENTO DO GIRASSOL EM SISTEMA HIDROPÔNICO SOB ESTRESSE SALINO E DENSIDADES DE PLANTIO

Autores

  • José Amilton Santos Júnior Instituto Nacional do Semiárido - INSA
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Nildo da Silva Dias Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Doroteu Honório Guedes Filho

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p233

Resumo

A análise do comportamento de crescimento das plantas em diferentes estádios de desenvolvimento permite a racionalização temporal do manejo das culturas em função de exigências e tolerâncias em etapas específicas do ciclo. Com o presente trabalho, buscou-se estudar o crescimento do girassol (Helianthus annuus L.) cv. EMBRAPA 122-V2000, cultivado em sistema hidropônico sob estresse salino e diferentes densidades de plantio. Testaram-se cinco níveis de salinidade da solução nutritiva (1,7 – testemunha; 4,3; 6,0; 9,0 e 11,5 dS m-1) e duas densidades de plantio  (uma ou duas plantas por vaso) em delineamento experimental inteiramente casualizado, analisado em esquema fatorial 5 x 2 com três repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Verificou-se que a densidade de plantio não reduziu os índices de crescimento do girassol, no entanto, todas as variáveis estudadas foram influenciadas negativamente pelo estresse salino, especialmente a partir da condutividade elétrica da solução nutritiva de 6 dS m-1.

Biografia do Autor

José Amilton Santos Júnior, Instituto Nacional do Semiárido - INSA

Engenheiro Agrícola (2009), Mestre em Engenharia Agrícola (2010) e Doutor em Engenharia Agrícola (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente está vinculado ao Instituto Nacional do Semiárido, INSA/MCTI, atuando como Gestor da Estação Experimental do INSA (Portaria INSA/MCTI nº 10 de 24 de agosto de 2011). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de águas salobras, residuárias e amarelas na produção agrícola em condições de solo e hidroponia; manejo de oleaginosas e drenagem de terras agrícolas. Também já atuou em atividades de extensão rural e capacitação de comunidades rurais.

Hans Raj Gheyi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agricultura - University of Udai Pur (1963), mestrado em Ciências do Solo - Punjab Agricultural University (1965) e doutorado em Ciências Agronômicas - Universite Catholique de Louvain (1974). Atualmente é professor aposentado (titular) da Universidade Federal de Campina Grande, editor chefe da Revista Agriambi da Universidade Federal de Campina Grande, professor visitante nacional senior na UFRB. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, irrigação, fertilidade, relação solo água planta, estresse salino, tolerância de plantas a déficit hídrico, qualidade de água e reuso da água

Nildo da Silva Dias, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de água, conservação de solos e água, salinização de áreas irrigadas e cultivo hidropônico com águas residuária e salobra.

Doroteu Honório Guedes Filho

Técnico em Agropecuária pela EAFI - CE (2000), Engenheiro Agrônomo pelo CCA/UFPB (2009), Especialista em Manejo Ecológico Integrado de Bacias Hidrográficas no Semiárido Brasileiro CTRN/UFCG (2011), Mestre em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem pelo CTRN/UFCG (2011) e atualmente é estudante do programa de Doutorado em Engenharia Agrícola da CTRN/UFCG (2012). Possui curso de Tecnologia Agrícola e Irrigação pelo Galilee International Management Institute - ISRAEL (2012). Tendo experiência em Agronomia na área de fertilidade de solos e em Engenharia Agrícola atuando no manejo de oleaginosas, qualidade de água, cultivos hidropônicos, monitoramento da água disponível no solo através do FDR (Reflectometria no Domínio da Frequência).

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, J. A.; GHEYI, H. R.; DIAS, N. da S.; GUEDES FILHO, D. H. CRESCIMENTO DO GIRASSOL EM SISTEMA HIDROPÔNICO SOB ESTRESSE SALINO E DENSIDADES DE PLANTIO. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 233–247, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p233. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/896. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos