MODELOS DE CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO

Autores

  • Roberto Filgueiras Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)
  • Vinicius Mendes Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)
  • Fernando França da Cunha Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)
  • Everardo Chartuni Mantovani Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola
  • Epitácio Jose de Souza Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/ Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2016v1n1p115-120

Resumo

MODELOS DE CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO

 

 

ROBERTO FILGUEIRAS¹; VINICIUS MENDES RODRIGUES DE OLIVEIRA²; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA³; EVERARDO CHARTUNI MANTOVANI³ E EPITÁCIO JOSE DE SOUZA4

 

1 Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG. Email: roberto.f.filgueiras@ufv.br

²    Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG

³    Prof. Dr. Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG

4      Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo), UNESP. Ilha Solteira, SP.

 

 

1 RESUMO

 

 O objetivo deste trabalho foi comparar a umidade na capacidade de campo e ponto de murcha permanente obtida com os modelos de obtenção da curva de retenção de água no solo de van Genuchten e potencial e ainda comparar os valores de capacidade de campo obtidos com a tensão de 6 e 33 kPa. Para isto ajustaram-se os modelos van Genuchten e potencial para as tensões de 10, 30, 50, 100, 500 e 1500 kPa, através da câmara de Richards. Posteriormente, encontrou-se os valores de umidade para as tensões na capacidade de campo (6 e 33 kPa) e ponto de murcha permanente (1500 kPa). Ambos os modelos predisseram a umidade na capacidade de campo a 33 kPa e o ponto de murcha permanente com alta precisão, exatidão e concordância, quando comparado os dois métodos.

 

Palavras-chave: van Genuchten, potencial, capacidade de campo.

 

 

FILGUEIRAS R.; DE OLIVEIRA V. M. R.; CUNHA F. F. DA; MANTOVANI E. C.; E. J. DE SOUZA.

WATER RETENTION CURVE MODELS IN THE SOIL    

 

 

2 ABSTRACT

 

The objective of this study was to compare the moisture at field capacity and permanent wilting point obtained by the models and potential for obtaining the soil water retention curve by van Genuchten, also comparing the field capacity values with the tension of 6 and 33 kPa. Thus, it adjusted the van Genuchten model and potential for voltages of 10, 30, 50, 100, 500 and 1500 kPa through Richards chamber, subsequently finding the moisture values for the voltages at field capacity (6 and 33 kPa) and permanent wilting point (1500 kPa). Both models predicted moisture at field capacity at 33 kPa and the permanent wilting point with high precision, accuracy and harmony, when the two methods are compared.

 

Keywords: van Genuchten , potential, field capacity.

 

Biografia do Autor

Roberto Filgueiras, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)

Engenheiro Agrícola e Ambiental formado pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2013), mestre em agronomia (irrigação e drenagem) na linha de geoprocessamento, pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutorando em Engenharia Agrícola, com foco em manejo de irrigação, pela Universidade Federal de Viçosa UFV. Possui experiência na área de recursos hídricos, agrometeorologia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica e geoestatística.

Vinicius Mendes Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (2013) e mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Doutorando em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa. É membro do Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI), pertencente ao DEA/UFV. Tem experiência em irrigação, manejo de irrigação e irrigação e manejo de pastagens.

Fernando França da Cunha, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola (UFV/DEA)

Possui graduação em Agronomia (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. É membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e do Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI), ambos pertencentes ao DEA/UFV. Atua em disciplinas de graduação e pós-graduação e suas pesquisas são relacionadas a manejo e engenharia de irrigação.

Everardo Chartuni Mantovani, Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Agrícola

Possui graduação e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1981 e 1986) e doutorado em Agronomia - Manejo da Irrigação - Universidad de Córdoba-Espanha (1993). Desde 1998 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa onde ministra disciplinas de engenharia e gestão da irrigação na graduação e pós-graduação, onde também orienta teses de MS e DS. É sócio das empresas Irriger - Tecnologia e Serviço de Irrigação Ltda e da Irriplus - Equipamentos Científicos Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Gestão e Engenharia da Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, gestão da irrigação, evapotranspiração, desenvolvimento de sistemas e software para gestão da irrigação e manejo da irrigação.

Epitácio Jose de Souza, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/ Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Possui graduação em Engenharia Agronômica em (2011) pela Universidade Estadual de Goiás / UEG, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás -GO. Mestrado em Agronomia, com área de concentração em Produção Vegetal, pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS, Campus Chapadão do Sul -MS. Atualmente é doutorando em agronomia, especialidade sistemas de produção, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Engenharia (UNESP/FEIS).

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

FILGUEIRAS, R.; OLIVEIRA, V. M. R. de; CUNHA, F. F. da; MANTOVANI, E. C.; SOUZA, E. J. de. MODELOS DE CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO. IRRIGA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 115, 2018. DOI: 10.15809/irriga.2016v1n1p115-120. Disponível em: https://energia.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/2396. Acesso em: 28 mar. 2024.