CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS DE ORIGEM FÓSSIL E A CERTIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE MAÇÃS NO BRASIL

Autores

  • Roberto Ari Guindani UNESP
  • Elias José Simon

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2012v27n4p121-147

Resumo

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a segurança alimentar; enquanto que as empresas buscam as certificações e melhorias nos processos produtivos. Dentre os fatores de produção, a questão energética é de grande importância para as empresas produtoras de maçãs por envolver diferentes fatores, como a segurança alimentar, o meio ambiente os custos e a produtividade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a relevância dos agentes institucionais para a melhoria do consumo de energias de origem fóssil do setor de produção de maçãs no Brasil. A pesquisa foi divida em duas etapas. Na primeira etapa foram coletados os dados do setor. Na segunda etapa foram realizadas as entrevistas com os agentes institucionais. Inicialmente, foram caracterizadas as principais etapas do processo de produção de maçãs, desde o seu cultivo da maçã até a comercialização do produto nos mercados nacionais e internacionais. Em seguida, foi analisada a dependência do uso de combustíveis fósseis no processo de produção de maçãs e avaliada a contribuição dos diferentes agentes institucionais para a melhoria do consumo de energias de origem fóssil do setor de produção de maçãs. Pode-se verificar que não há esforços consideráveis para a melhoria da questão energética, porém, ainda voltada à certificação e comercialização e não à transformação energética em benefício do sistema produtivo mais integrado com o meio ambiente, segurança alimentar e em direção à sustentabilidade.

Palavras-chave: Avaliação energética, certificação, energia na agricultura, produção de maçãs.

Biografia do Autor

Roberto Ari Guindani, UNESP

Doutorando em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-2009), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2004), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-2002) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-2001). Desde 2004 trabalha como professor universitário, nos níveis graduação e pós-graduação e nas modalidades presencial e a distância (PUC-PR / OPET / UNINTER / FACET). Atualmente é coordenador da pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná (FACET) e consultor empresarial. Possui sete ivros publicados sob os títulos: Gestão Ambiental no Agronegócios (2006), Administração e Planejamento Estratégico (2006, 2008 e 2010), Finanças Pessoais (2009), Coletânea Ambiental (2008), Balanced Scorecard (2010) e Planejamento Estratégico Orçamentário (2010).

Elias José Simon

Doutor em Economia pela Faculdade de Economia e Administração - FEA-USP. Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP).

Downloads

Publicado

28-12-2012

Como Citar

Guindani, R. A., & Simon, E. J. (2012). CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS DE ORIGEM FÓSSIL E A CERTIFICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE MAÇÃS NO BRASIL. ENERGIA NA AGRICULTURA, 27(4), 121–147. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2012v27n4p121-147

Edição

Seção

Artigo sem classificação na Rev. EA