Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ENERGIA NA AGRICULTURA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

TÍTULO

Letra Times New Roman 14, negrito, caixa alta e justificada.

AUTORES

Limita-se a 5 autores. Letra Times New Roman 12. (inserir após todas as correções, ou seja, a versão final corrigida).

RESUMO

É escrito no mesmo formato que o formato dos artigos de modo que ele pode ser usado como um modelo. Um exemplo MS-Word seguindo o formato atual estão disponíveis no site. Envie o artigo em formato Word, o resumo e o abstract deverão conter no máximo 1000 palavras (cada um deles).

Palavras-chave: inserir no máximo 5 palavras-chave.

Abstract

Idem ao resumo

Keywords

Idem a formatação do item palavras-chave.

1 INTRODUÇÃO

A partir da introdução o artigo deverá ser escrito com formato de 2 colunas, conforme os artigos publicados.

2 INSTRUÇÕES GERAIS

O artigo deverá conter no máximo 08 páginas.

Os gráficos, figuras e quadros com resolução mínima de 300 dpi. Recomenda-se o uso de cores para facilitar a compreensão das informações expressas nas figuras e gráficos; Os títulos das figuras devem estar abaixo da figura e o título da tabela deve estar no topo da mesma. Mais informações nos itens 4.3 e 4.4.

Margens

Tamanhos (mm)

Topo

25

Inferior

18

Esquerda

20

Direita

20

Largura da coluna

81

Espaçamento da coluna

8

2.1 IDIOMA

O texto deve ser escrito em português, espanhol ou ingês, incluindo tabelas e figuras. Se não é possível modificar o idioma em alguns números (por exemplo, em títulos ou legenda), por favor, dar a tradução na legenda da figura, caso seja em outra língua.

2.2 FONTES

O tipo de fonte padrão é Times New Roman para todos os títulos e texto. Para legendas das figuras e tabelas a letra utilizada é a Arial. O título do trabalho e os títulos das seções estão usando fontes em negrito. O título e os títulos da seção primeiro e segundo nível, em maiúsculas. Os títulos das seções de terceiro nível devem ser escritos com apenas a primeira letra maiúscula. O tamanho da fonte do texto do corpo é de 8 pt.

2.3 MARGENS E CONFIGURAÇÕES DE COLUNA

O tamanho do papel é prescrito A4 (210 mm x 297 mm). Para caber exatamente o texto na área de digitação, usar as configurações de margem dada na Tabela 1. Este documento pode ser utilizado como um modelo para escrever o texto.

3 TÍTULOS, AUTORES, RESUMO E PALAVRAS CHAVE

3.1 TÍTULO DO ARTIGO

O título do artigo deve ser justificado à esquerda, usando uma fonte tamanho 14 pontos e negrito, com letras maiúsculas. Use espaçamento entre linhas simples e não exceda três linhas. O espaçamento antes e depois do título é de 24 pontos.

3.2 AUTORES E FILIAÇÕES

3.2.1 Autores

Essa informação deverá ser anexada na versão final (corrigida e formatada).

Os autores devem ser listados sob o título. Escreva o nome dos autores: nome e sobrenome. Os nomes dos autores devem ser alinhados à esquerda, usando um ponto de tamanho da fonte 12 negrito. Use espaçamento simples. Os artigos limitam-se no máximo a 5 autores.

Configurações de margens tamanhos em mm.

Topo 25, inferior 18, esquerda 20, direita 20, largura da coluna 81, espaçamento da coluna 8.

3.2.2 Filiações

Digite o texto nas notas de rodapé abaixo da coluna da esquerda na primeira página, seguindo o layout como dado neste exemplo. As afiliações devem ser justificadas à esquerda, usando uma fonte de tamanho 9 pontos. Use normal (não negrito) espaçamento entre linhas e fonte única. Filiação deve conter o nome do instituto e departamento e endereço postal e e-mail autor correspondente.

3.3 RESUMO E PALAVRAS CHAVE

3.3.1 Resumo

Deixe 5 linhas em branco (60 pt) entre autores e abstratas. O resumo começa com 'RESUMO: "a palavra em 10 pt letras maiúsculas em negrito. O restante do texto deve usar uma fonte de 10 pontos normal, deverá ser escrito em um parágrafo. O resumo não é uma introdução do assunto, mas um resumo do papel. Ele deve explicar os objetivos, os instrumentos e as conclusões.

3.3.2 Palavras chave

Após o resumo, deixar espaço 12 pt vertical e palavras-chave do tipo, começando com as palavras.

Palavras-chave devem ser digitados em 10 pontos da fonte normal. Depois das palavras-chave, deixar 24 pt espaço vertical antes do texto principal.

4 TEXTO PRINCIPAL

4.1 TÍTULOS

Os cabeçalhos principais são digitados em letras maiúsculas e em negrito (12 pt), precedidos por números arábicos (1, 2, 3, ...). Eles são justificados à esquerda e o número é seguido por uma tabulação de 5 mm. Deixe espaço 12 pt vertical antes e 6 pt depois dos títulos primários.

Cabeçalhos secundários são digitados em 10 pt letras maiúsculas e em negrito, precedidos por números arábicos (1,1, 1,2, 1,3, ...). Eles são justificados à esquerda e o número é seguido por uma tabulação do tamanho que é de 8 mm. Deixe um espaço de 10 pt vertical antes e um 5 espaços pt vertical após os títulos secundários.

Os cabeçalhos terciários podem também ser utilizados se necessário. Eles são digitados em 10 pt em letras minúsculas negrito (primeira letra maiúscula), precedidos por números arábicos (1.1.1, 1.1.2, 1.1.3, ...). Eles são justificados à esquerda e o número é seguido por uma tabulação do tamanho que é de 11 mm. Deixe um espaço de 10 pt vertical antes dos cabeçalhos terciários e nenhum depois.

4.2 TEXTO SIMPLES

O texto simples é escrito com fonte Times New Roman 10 pt tamanho da fonte com um espaçamento simples. Os parágrafos devem ser justificados à esquerda e direita e não recuado. Espaço vertical entre parágrafos é extensível (adaptado entre 0 pt e 10 pt para alinhar o conteúdo de uma página).

Para parâmetros matemático são recomendados o itálico. Por exemplo, use x ao invés de sinx, sin (x) ou sen x. Note-se que para os operadores matemáticos, tais como sin, cos, log, max). Uma fonte vertical é utilizado. Em expressões numéricas, o separador decimal é o ponto.

4.3 FIGURAS

Figuras devem ser numeradas e legendadas abaixo. A legenda é justificada à esquerda, em Arial pt itálico (inclinado) da fonte. A frase "Figura x:" é impressa em negrito, o restante na legenda da figura em fonte normal. Figuras devem ser separadas por linhas em branco (10 pt) acima e abaixo de 6 pt (entre a figura e sua legenda). Deixe também 10 pontos após a legenda.

Referem-se aos números no texto utilizando a palavra inteira, por exemplo, o modelo é mostrado nas Figuras no decorrer do artigo.

Certifique-se de que as legendas estejam com a numeração nos tamanhos apropriados, também quando redimensionada para a largura da coluna.

Figuras:

Centralizadas na coluna com a escrita como no exemplo abaixo:

Figura 1 - Descrição da imagem.

(Negrito, Arial, tamanho 11, itálico a indicação da numeração.

Descrição: não negrito, tamanho 11, itálico a indicação da numeração.)

4.4 TABELAS

As legendas das tabelas devem ser especificadas no topo da tabela. Todas as tabelas devem ser numeradas. Use a letra Arial 9 pt itálico (inclinado) da fonte para a legenda e os tempos para a própria tabela. A frase "Tabela x:" é impresso em negrito, o resto da legenda da tabela em fonte normal. Deixar uma linha em branco (10 pt) antes da legenda e um após a tabela.

As indicações de tabelas seguem a mesma formatção que as imagens, a única observação que a indicação da tabela vem acima e das imagens e gráficos abaixo.

4.5 EQUAÇÕES

Equações são centradas e numeradas entre parênteses à direita da linha. Deixe 6 pt antes e depois de cada equação. Consulte no texto para a equação usando esse número entre parênteses: veja por exemplo a Equação (1) abaixo:

Equação (1) referenciada no decorrer do texto a direta da coluna em números sequenciais.

As equações devem seguir o padrão conforme os softwares o word, o site não permite a inserção da fórmula, solicitamos que estejam no decorrer do texto e referenciado sua execução.

 

Equações pequenas sem referência pode ser colocada no decorrer do texto, como a = c / d, mas deve evitar-se que o espaço de uma linha tem de ser esticado como em. Nesse caso, uma equação deverá ser acrescentada, à escolha com ou sem número.

4.6 REFERÊNCIA NO TEXTO

As referências devem ser rotuladas na ordem em que aparecem no texto. As referências são apenas justificados à esquerda (margem direita irregular).

As citações devem respeitar pelo menos 80% de artigos escritos nos últimos 5 anos.

5 CONCLUSÕES

As conclusões devem indicar sucintamente ponto de vista dos autores sobre o problema e as proposições mais importantes. Eles também podem incluir as perspectivas para novos desenvolvimentos, assim como para novas aplicações a partir dos resultados.

6 AGRADECIMENTO

Digite os agradecimentos antes das Referências. Use o formato de cabeçalhos de seção primária, mas não o número de confirmação e seções de referências.

7 REFERÊNCIAS

Sugestão a ABNT 6023 atualizada incluir todos os autores.

As referências bibliográficas no fim do texto deverão ser apresentadas em ordem alfabética.

ARTIGO DE PERIÓDICO

FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, ano.

ARTIGO DE PERIÓDICO EM MEIO ELETRÔNICO

FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, data. Disponível em: <http: endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). ano.

LIVRO

FORMATO: Autor(es). Título: sub-título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nº do volume e/ou total de páginas (nota de série).

CAPÍTULO DE LIVRO

FORMATO: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo ou parte referenciada. In: Autor ou Editor. Título da publicação no todo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. volume, nº do capítulo e/ou página inicial-final da parte referenciada.

LIVRO EM MEIO ELETRÔNICO

FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nº do volume e/ou total de páginas. (nota de série). Número de CD-ROM.

FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nº do volume e/ou total de páginas. (nota de série). Disponível em:<endereço eletrônico>. Acesso em: dia. mês abreviado. Ano.

DISSERTAÇÃO E TESE

FORMATO: Autor. Título. Data. Número de folhas ou volumes. Categoria da Tese (Grau e Área de Concentração) – Nome da Faculdade, Universidade, cidade.

PARTE DE EVENTOS EM ANAIS

FORMATO: Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. In: Nome do evento, número., ano, cidade de realização. Título. Cidade de publicação: Editora, ano. página inicial-final do trabalho. Exemplo:

PARTE DE EVENTOS EM MEIO ELETRÔNICO

FORMATO: Autor. Título do trabalho. In: Nome do evento, número do evento, ano, cidade de realização. Título. Cidade de publicação: Editora, ano. número de CDs.

PARTE DE EVENTO EM PERIÓDICO

FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, ano. (Resumo).

ABSTRACTS

FORMATO: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do Periódico, cidade, volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, ano. In: Título do Abstract, cidade, volume, número, ano. (Abstract número de referência).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  2. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  3. O modelo de formatação para os artigos encontra-se na aba do site "atual" de publicações, ou solicite pelo e-mail: revistaenergia@fca.unesp.br ou revistaenergiafca@gmail.com
 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.